Notícias

Clínica da Mulher de Suzano inicia atendimentos nesta segunda-feira

Postada em 29/01/2024 às 15:26:06
Clínica da Mulher de Suzano inicia atendimentos nesta segunda-feira
Pacientes serão encaminhadas das unidades básicas de Saúde; local realizará diversos atendimentos, como coleta de Papanicolau, ultrassonografia, colocação de Diu e Implanon, entre outros

A Prefeitura de Suzano inaugurou na manhã deste sábado (27/01) a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, localizada no Parque Santa Rosa. O novo equipamento recebeu um investimento de R$ 235.289,14 do Tesouro Nacional para realizar atendimentos via regulação de vagas. Ele passa a receber mulheres encaminhadas da rede municipal de saúde a partir da próxima segunda-feira (29/01).

Com atendimento exclusivo para o público feminino da cidade, o equipamento terá capacidade para realizar até 120 consultas médicas mensais e receber aproximadamente 50 pacientes por semana para avaliação psicossocial, que é uma das etapas do planejamento familiar - atendimento que também será realizado na unidade. Com a nova clínica, a tendência é de que outros equipamentos de saúde sejam desafogados na cidade. No entanto, mesmo com a entrega, as mulheres continuarão realizando consultas médicas ginecológicas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serão encaminhadas para a Clínica da Mulher em casos em que seja preciso realizar exames complementares ou atendimento especializado.

A nova unidade realizará diversos atendimentos. Além do planejamento familiar, terá foco em mulheres com pré-natal de alto risco, que precisam de coleta de Papanicolau, ultrassonografia, implantação de Diu e Implanon, realização de testes rápidos, retirada de ponto, colposcopia, entre outros. Estruturalmente, o equipamento conta com quatro consultórios, salas de procedimentos, ultrassonografia, gerência e medicação, além de recepção, brinquedoteca, banheiros e parte administrativa. O equipamento terá inicialmente dois médicos, além de funcionários novos e remanejados.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Pedro Ishi, falou da alegria de entregar o equipamento e enalteceu a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, que está perto de cumprir o programa de governo projeto para a área da Saúde neste mandato. "Essa é uma obra esperada há muitos anos. Estamos quase finalizando todas as propostas que foram idealizadas pela gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi e daqui a pouco a gente avança com Clínica da Família e com o Medicamento em Casa. Aqui vamos ter atendimentos psicológico e ginecológico, tratamento de gestantes de alto risco, acolhimento para mulheres vítimas de violência, entre outros. Será um grande quarteirão, que vai ser referência para a saúde. É um motivo de muito orgulho para nossa cidade", destacou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, que foi uma das principais idealizadoras da Clínica da Mulher junto ao prefeito e ao secretário, enalteceu a importância do serviço para o município. "É algo que ele (prefeito) falou que iria fazer e fez. Sei que aqui as mulheres serão acolhidas e cuidadas com carinho, amor e respeito. O acompanhamento e os exames são importantíssimos. Temos um grande número de mulheres que precisam de atendimento e aqui elas vão ter. Agora, nós mulheres temos esse local para sermos acolhidas", comemorou.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou o esforço e dedicação do secretário Pedro Ishi, citou as obras entregues na área da Saúde durante a gestão e anunciou outros serviços que serão disponibilizados à população. "Quando chegamos, nossos postos de saúde estavam sem estrutura, não havia atenção à rede. Hoje temos praticamente 100% das UBSs reformadas. Estamos ampliando a do Jardim Natal e construindo uma unidade na Cidade Edson; nosso CAF tem mais de 92% dos remédios oferecidos; e entregamos o Hospital Regional do Alto Tietê, que está sendo um equipamento importantíssimo para a estratégia da saúde. Entregamos a UPA do Revista e vêm aí a Clínica da Família e a UPA de Palmeiras", destacou o prefeito, que continuou: "Vamos implantar o ‘Medicamento em Casa', para quem não tem condições de ir buscar. Também realizaremos 800 cirurgias de baixa complexidade e 200 vasectomias. No futuro a nossa Santa Casa vai ter, se Deus quiser, uma das grandes maternidades do Alto Tietê", anunciou Ashiuchi.

Homenagem

Juliana Oliveira dos Santos Morais, filha da homenageada, enalteceu a trajetória de sua mãe Claudete e parabenizou a gestão pela lembrança. "Queria cumprimentar a todos, em nome da nossa família. É uma homenagem muito linda para nossa mãe, por tudo o que ela fez aqui na cidade. Foi uma mulher batalhadora, guerreira, comprometida. Amava educação, se preocupava com alunos e com todos", discursou.

O equipamento leva o nome de Claudete Oliveira dos Santos. Nascida em 17 de março de 1950, na cidade de Tupã, em São Paulo. Morou em Mogi das Cruzes e, em 1973, casou-se com Orlando Mota dos Santos, mudando-se para a cidade de Suzano. Da união nasceram três filhas: Alessandra Oliveira dos Santos, Juliana Oliveira dos Santos Morais e Thais Oliveira dos Santos Jarouche.

Se formou no Magistério em meados dos anos 1970, iniciando na profissão de Professora de Educação Infantil. No ano de 2003 retornou para os estudos cursando faculdade de Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia em 2006. Foi professora inicialmente em Mogi das Cruzes e posteriormente ingressou em Suzano, tanto na escola municipal quanto na estadual. Se aposentou em meados de 2000.

No ano de 2002 foi convidada para integrar o primeiro grupo de Assistentes Pedagógicos de Suzano, permanecendo neste cargo por 5 anos. Em 2007 voltou a lecionar, dessa vez na escola EM Vereador Waldemar Calil, tornando-se vice-diretora e após diretora escolar. Faleceu em 9 de junho de 2017, após seis anos de luta contra um câncer de ovário.

Presenças

Também participaram da cerimônia os secretários municipais Alex Santos (Governo), Leandro Bassini (Educação), Paulo Pavione (Comunicação), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Cíntia Lira (Administração), Afrânio Evaristo (Segurança Cidadã e Gabiente), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos) e Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer); o assessor estratégico da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbano, Claudinei Galo; e a coordenadora da Secretaria de Cultura, Márcia Belarmino.

Os vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Jaime Siunte; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Lázario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Gerice Lione; André Marcos de Abreu, o Pacola; Denis Cláudio da Silva; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul, também acompanharam o evento.

Por parte da Secretaria Municipal de Saúde, estavam o diretor de Saúde, Diego Ferreira; o diretor de Especialidades, André Moraes; a coordenadora da Clínica da Mulher, Regislaine Gonçalves; a coordenadora da Rede Cegonha, Alcione Sena; a presidente do Conselho de Saúde, Cleide Tomioka; a coordenadora da Regulação, Paula Oliveira; as coordenadoras da Zoonoses de Suzano, Priscila Arap, de Saúde Bucal, Edmara Chiasso, e de Saúde Mental, Dulce Ramos; a diretora-administrativa da Saúde, Margarida Mendes; a diretora da Rede de Urgência e Emergência, Cintia Watanabe; e o coordenador médico, Carlos Foganholi.

O presidente do Conselho Municipal de Desportos, José Serafim da Silva Júnior; o diretor-regional da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Vale do Paraíba, Zemicindo Mendes; o coordenador do Centro Dia do Idoso, Eudite Dias; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados (OAB) de Suzano, Maria Margarida Mesquita, também marcaram presença.

Gostaria de morar na cidade de Suzano/SP, temos o imóvel que você procura está no nosso site: www.teamhouse.imb.br

Fonte: Prefeitura de Suzano SP

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp