Notícias

Mogi das Cruzes inscreve para visitas à Ilha Marabá, Viveiro e Parque Municipal

Postada em 14/02/2022 às 12:06:18
Mogi das Cruzes inscreve para visitas à Ilha Marabá, Viveiro e Parque Municipal
Ilha Marabá

Os mogianos podem fazer inscrições para visitas monitoradas ao Núcleo Ambiental Ilha Marabá, no Mogilar, ao Viveiro Municipal, no Parque Leon Feffer, e ao Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. As visitas ocorrem durante a semana, em grupos reduzidos e com uso obrigatório de máscara. Os equipamentos são gerenciados pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes.

O agendamento é feito pelos técnicos da secretaria, a partir de uma análise de demanda e da disponibilidade de horários, formando os grupos. O contato pode ser feito pelo telefone 4798-5959 ou pelo e-mail svma@mogidascruzes.sp.gov.br.

Na Ilha Marabá, as pessoas assistem a uma palestra sobre o ecossistema da várzea do Tietê e percorrem a trilha que dá acesso às margens do rio. Já no Viveiro Municipal, os visitantes conhecem o espaço e as diferentes espécies existentes no local - são cerca de 25 mil mudas.

Outra opção de visita monitorada é ao Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. Ela começa com uma pequena palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do espaço e da Serra do Itapeti. Em seguida acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. No parque existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos.

A recomendação é para que os participantes compareçam com calça comprida, além de calçados fechados e confortáveis. Além disso, é importante levar repelentes, protetor solar, lanche e água.Feira Agroecológica
Na Ilha Marabá ocorre a Feira Agroecológica, que desde o ano passado acontece todos os sábados. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Cultura e Verde e Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS).

A feira atende a uma demanda por produtos orgânicos e o objetivo, segundo a administração municipal, é estimular o desenvolvimento sustentável por meio da produção agrícola orgânica, agroecológica ou em transição.

Os visitantes encontram na feira barracas de hortifrutis, produtos agroecológicos, em transição agroecológica, orgânicos, mel e derivados, panificação e confeitaria, bem como artesanato.

A prática da agroecologia consiste na produção sustentável, sem emprego de transgênicos ou agrotóxicos e considerando todo ecossistema envolvido, incluindo os componentes ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos.

 

 

Fonte: NM - Notícias de Mogi

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp