Notícias

Com mais de 18 mil doações de mudas, Viveiro Municipal completa 3 anos

Postada em 28/07/2021 às 17:03:41
Com mais de 18 mil doações de mudas, Viveiro Municipal completa 3 anos
Espaço passou por diversas intervenções e hoje se configura como um refúgio de belezas naturais e instrumento social

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura completa três anos neste mês de abril. O espaço foi idealizado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi com o propósito de oferecer suporte ao projeto de arborização da cidade e auxiliar na execução de programas de educação ambiental e atualmente já contabiliza mais de 18 mil doações de mudas entre flores e árvores frutíferas e nativas.

Acolhendo mais de 30 espécies de árvores, o Viveiro Municipal passou por diversas transformações desde 2019. Entre elas, a ampliação do lago, que agora conta com peixes brancos, a estufa com flores nativas da região, a ponte da alegria e ainda uma fonte dos desejos, que somaram com as mudas ornamentais e o pomar comunitário já existente.

A infraestrutura atende todos os desdobramentos do ecossistema, envolvendo também anexos para a criação de animais, como coelhos, jabutis, cachorros, calopsitas e até mesmo uma espécie de pavão, mais conhecida como Cristal, que se tornou mascote e atração do local. O espaço também tem um ecoponto na parte externa para o descarte de garrafas PET, facilitando a reciclagem do material.

A coordenadora do Viveiro Municipal, Larissa Ashiuchi, faz um balanço sobre a atuação do órgão nos últimos três anos e demonstra otimismo em relação às ações futuras. A primeira-dama disse que o viveiro foi muito bem recebido por todos os munícipes e se tornou referência na região do Alto Tietê. Ela acredita que o objetivo de fomentar o cultivo de flores e promover a preservação ambiental em Suzano vêm se cumprindo diariamente e agora, neste momento de pandemia, será um grande aliado para as ações sociais.

As atividades exercidas pela equipe se expandem aos bairros da cidade, contribuindo com as revitalizações de espaços públicos e orientações de preservação aos moradores da região, assim como são realizados os serviços de manutenção e zeladoria de 63 praças e 11 espaços comunitários.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o viveiro despertou o interesse dos munícipes para a arborização e jardinagem na cidade, principalmente por ser uma rede de apoio eficiente. Ashiuhi destacou que a equipe presta diversos serviços para a população, oferecendo este suporte para que os anseios de um espaço mais florido e harmônico sejam atendidos. Um exemplo disso é o ‘Disk Árvore' que já fez mais de 150 plantios em toda a cidade.

Em razão das medidas restritivas para conter a pandemia da Covid-19, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura segue fechado para visitação, mas em caso de dúvidas ou informações, o número (11) 4749-3943 está disponível para contato.

 

Fonte: Notícias | Viveiro Municipal

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp